28/09/2008

INTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER!!

"A TORCIDA COLORADA É EMOCIONANTE"
(D´ALESSANDRO)
QUE VITÓRIA, QUE VITÓRIA!!
QUE JOGÃO... BAITA TIMEEEEEEEEEEEEEEE!!
NADA MELHOR DO QUE GANHAR DO GRÊMIO, EM CASA... E POR 4 A 1 ENTÃO, CHOCOLATE!!
LINDA A IMAGEM DO CLEMER (MEU JOGADOR, E QUE OS GREMISTAS TANTO TIRAM SARRO!) COMEMORANDO COM A TORCIDA, NO FINAL DO SEGUNDO TEMPO!
GRANDE INTER!
E A FLAUTA VAI ROLAR SOLTA NA SEMANA... E É ÓBVIO QUE O PAULO SANTANA VAI RECLAMAR DA ARBITRAGEM...
SEM ESQUECER QUE AGORA É CONCENTRAÇÃO TOTAL PARA QUARTA-FEIRA!!

gre-NAL!!


UAUUUUUU!!

Estou aqui, "ao vivo", acompanhando o gre-NAL deste domingo!!

Show de bola o primeiro tempo, muitos lances geniais e quatro gols (4, meu número da sorte!) do Inter versus 1 do Grêmio... nossa, o primeiro tempo já valeu por todo o jogo!

INTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER!!

CARDÁPIO DE HOJE:

E, PARA O ALMOÇO DESTE DOMINGO: FISH & CHIPS! FEITO EM CASA! ESTÁ SAINDO AGORA...
QUEM QUER UM FILEZINHO DE TILÁPIA COM BATATINHA FRITA? (SIM, BATATINHA FRITA, EU MEREÇO, HOJE É DOMINGO! AMANHÃ, CORRO PRA - e na! - ACADI! HAHAHA!)

PÂNICO NA INTERÊ

Tenho acompanhado por aqui algumas das mais recentes reportagens do Pânico, um dos meus vícios televisivos aí no Brasil. Claro que tem todo um sentido que acompanhava a audiência durante os domingos que agora não tem mais: a companhia do Cristian, as boas risadas de final de domingo, a mãe e o pai aprovando ou desaprovando os quadros do programa, uma boa jantinha caseira, etc. Como não posso ter todos estes últimos elementos, aproveito pra assistir um pouco, pela internet, deste programa que eu acho muito engraçado... o Polvilho segue perfeito, agora em dupla com a Sabrina está 100%; Cristian Pior sempre rápido e igualmente engraçadíssimo - ao lado do Robaldo então... só não gostei muito da dupla "Cristian Pior e Samambaia"; quadros bem legais - outros nem tanto!
Mas o que foi mais legal na última semana: o circo do Kiko com Vesgo e Sílvio! Os caras se mandaram pro México e descobriram um circo com palhaço, diversos animais e... o KIKO!! Demais, demais... como estou rondando a idade deles, dos produtores, dos "cameramen" foi muito legal ver a "alegria das crianças" - e me juntar a ela! - com a lembrança do "Kiko do Chaves"... não tem como negar a presença desse seriado nas nossas vidas! Confessa??
Estou super curiosa pra ver a continuação da reportagem, a entrevista com o personagem e com o criador do personagem, que deve aparecer hoje à noite, na televisão brasileira! Imagino como deve estar sendo a repercussão por aí...

26/09/2008

Campanha "pegando fogo"

E já que estávamos falando sol, as coisas seguem quentes por aqui... seja na temperatura (sim, o Outono chegou, mas isto ainda não significa nada!), seja na campanha eleitoral!
Hoje à noite acontece o primeiro debate presidencial, na Universidade do Mississipi e até ontem à noite o Senador John McCain estava enrolando pra dizer se iria ou não participar... Obama rebateu, dizendo que ele não precisa ter medo, que o debate pode ser uma ótima oportunidade para cada um mostrar seus planos de governo! ADOREI!
Então, hoje pela manhã, McCain confirmou a presença (Obama tinha avisado que iria participar, ainda que sozinho!).
Quando se referem às taxas e aos impostos, os dois partidos apresentam propostas diferentes: enquanto McCain/Palin dizem que irão diminuir consideravelmente os impostos de toda a população, Obama/Biden argumentam que diminuirão os impostos das classes média e baixa, enquanto que a classe alta (aqueles que possuem 7 casas, conforme recente discurso de Obama - uma notável referência às sete casas que o senador John McCain possui aqui nos USA) verá seus impostos aumentados... ambos concordam sobre as medidas "urgentes urgentíssimas" que precisam ser administradas agora em relação à crise financeira dos Estados Unidos (a pior em 80 anos, segundo alguns)!

Então, o debate de hoje à noite promete... a partir das 17h aqui e das 21h pra vocês aí! A CNN certamente estará televisionando para todo o mundo, assim como outras redes de televisão!

24/09/2008

SUNSET & ME: uma ligação eterna











Outro sunset maravilhoso... hoje, à tardinha, a máquina fotográfica e eu fomos passear de bike e registramos estes momentos lindos!! Como têm sido todos os finais de tarde por aqui...
Isso me lembra uma música linda que o Vina gravou pra mim, do Ben Harper: "She´s only happy in the sun..." e que eu tenho escutado muito por aqui!

23/09/2008

PRESENTE DA ISA!!



Olhem o que eu recebi ontem pelo correio... está colorindo a minha casa!

Atenção para o sol: "É a Suzi"! E uma exigência muito enorme pra "tia Mariza" não colocar "os dedos em cima"... chegou perfeito, Isa!! E, como todos podem ver, já faz parte da minha "decoração"...

21/09/2008

22 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL SEM CARRO

É amanhã, já estão todos preparados? Eu estou, com a bike na rua ou mesmo com as minhas caminhadas de todos os dias! Conforme o blog da Lu me lembrou, amanhã é um dia pra refletir sobre a poluição causada pelos carros de todo mundo (e de todo o mundo!).
Como estou imersa em um mundo de leituras, aproveito pra postar aqui um debate bem interessante que o Professor Gene Glass, aqui da ASU, está realizando em seu mais recente livro "Fertilizantes, Pílulas e Cartões Magnéticos" (Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2008):

"Quanto mais famílias dirigirem dois ou três carros, menos famílias se preocuparão com o transporte público. Quanto mais as pessoas beberem apenas água Evian, menos se preocuparão com o que vem das torneiras de outras pessoas" (p.238).
Pra pensar...
Ps.: Para ler as resenhas deste livro publicadas na Revista "Education Review", em espanhol e em inglês, cliquem aqui!

19/09/2008

Cinqüenta e três dias...

... de sol! É o que estou comemorando hoje aqui: 53 dias em Tempe, 53 dias de sol!
Mas é claro que a foto só poderia ser na sombra!!
Bom final de semana!

EU ESTOU BEM!

Para todos que perguntam: sim, eu estou bem e não, o Ike não passou por aqui! O Arizona não é a rota dele, está em direção a NY por este momento, acho que mais calmo!
E, lembrem-se: o Arizona fica perto da Costa Oeste, entre o estado da Califórnia e do Novo México... o Ike está se bandeando pra Costa Leste... até o querido Artur já sabe que a dinda está fora de perigo!!

16/09/2008

E o outono vai se aproximando...

Por aqui, as temperaturas começam a cair... as manhãs já são mais fresquinhas (o que vocês acham que 34 graus representam para quem vivia com 45?), os ventos começam a soprar e o ar-condicionado começa a ganhar algumas pausas! Algumas pausas, porque ainda é necessário, principalmente no meio da tarde - quando normalmente se atinge os 40 graus Celsius!
O incrível é ver pessoas na universidade com seus casacos e calças compridas (nossa, bem menos!), com o "frio" da manhã... ainda estou longe desse tipo de vestimenta, nem sei mais o que é casaquinho ou calça comprida! Talvez, em julho do ano que vem, vocês terão que construir uma casa forrada com pelegos pra que eu possa agüentar o inverno do Sul do Brasil!

14/09/2008

MEUS OLHARES PARA O GAMMAGE AUDITORIUM








Conforme o prometido, minhas perspectivas a respeito do lindo auditório que fica "quase" aqui dentro do meu studio amarelo...

Algumas imagens que foram capturadas nos últimos dias... não dão conta de tudo o que ele é, mas mostram a minha idéia, os meus olhares para esta obra tão bonita (e espero, em breve, poder participar de alguns eventos lá dentro!)

12/09/2008

MEUS QUERIDOS E SUAS CARETAS...


CANTINHO PREFERIDO


AQUI, UMA IMAGEM DO MEU CANTINHO PREFERIDO DA CASA: REPAREM NOS OBJETOS VALIOSOS!!
As fotos, sempre importantes: uma minha com meu amor (capturada pela querida Maria Clara, no verão de 2007); a outra, recebi pelo correio da mãe (a primeira carta que recebi!) e mostra a família reunida no dia das mães de 2008..
Depois, o desenho da Isa, o coração fofo que a Pati ajudou a desenhar...
Uma caneca do Arizona, marcando o meu cantinho aqui...
Uma vela de "cotton", pra iluminar caso eu fique sem eletricidade novamente, além de exalar um cheirinho bem gostoso...
O som, maravilhoso, que toca sempre um bom e velho - nem tão velho! - rock´n´roll...
Ah, e aquele spray azul lá no fundo é uma invenção bem legal, com cheirinho de lavanda pra "espraiar" pela casa (almofada, tapete, cama, lençóis, roupas) e deixar tudo bem "fresquinho"...

VOCÊS VÃO PODER ASSISTIR ANTES...

SIM, SIM, BRASILEIROS E BRASILEIRAS...
Vocês terão o privilégio de assistir antes de mim ao filme que tanto almejo assistir: BLINDENESS...
Ou, Ensaio sobre a Cegueira, direção de Fernando Meirelles para o clássico livro de José Saramago!
Ao que me parece (estou ligada nas notícias daí!), o filme estréia hoje em São Paulo!
Aqui, está anunciado para o dia 03 de outubro... terei que aguardar!!
Por favor, não me contem nada... hehehe!!
Beijos e bom findi!

10/09/2008

Maluquices daqui... um restaurante letal!!


Ontem postei sobre um momento importante da vida política dos USA... mas hoje vou falar de uma das maiores doideiras que já li por aqui! Para entender como as coisas são neste país também em termos de maluquices...
A matéria de capa do jornal da universidade, THE STATE PRESS, edição de ontem (09/09/08), traz um título mortal: "Heart Attack Grill exporting obesity". Mas antes de comentar, um prêambulo:
Vivemos em um momento de discussão sobre o uso das gorduras trans, as escolas estão procurando adaptar suas lanchonetes para vender produtos mais saudáveis (li recente reportagem sobre uma espécie de legislação que a governadora do RS assinou a respeito deste tema), as empresas prometendo cortar a gordura saturada da maior parte de seu produtos, as pessoas interessadas em alimentações alternativas e mais naturais (né, Lu?). Fim deste ato.
Agora, um novo restaurante em Tempe, desde março deste ano, abre suas portas com o curioso título: Ataque Cardíaco. As garçonetes, chamadas carinhosamente de “enfermeiras” e vestidas como, servem seus “pacientes” com altas doses energéticas (e não é de insulina): o famoso Quadruple Bypass burger, composto por diversas camadas de queijo, bacon e hambúrgueres (imagem da matéria) contém mais de 8000 calorias!! Pasmem... é do restaurante direto pro hospital! O restaurante não serve Diet Coke e nem adiciona saladas às suas “iguarias”! Mas até podemos ver alguns vestígios de alface na imagem acima...
Com a campanha publicitária defendida pela frase: “Por este sabor vale morrer”, o restaurante tem atraído uma clientela cada vez maior. O dono do restaurante explica: “Não há pretensão em cuidar da saúde, nada por aqui é saudável”(Jura?) E ele segue, orgulhoso: “Eu sou o único dono de restaurante honesto. Digo diretamente como as coisas são: isto faz mal pra você; isto vai te matar!” E, pelo visto, é o que buscam os clientes-pacientes, pois a procura tem aumentado e há possibilidades de expansão para o mercado mexicano no próximo ano: a exportação da obesidade vai aportar pelo México também!


PS.: Eu, hein? Mãe, não precisa te preocupar porque eu não pretendo comer lá... aliás, não gostaria de ser servida por “sexy nurses”... ah, mencionei que a maioria dos clientes-pacientes é formada por homens? Nem precisa...

09/09/2008

ELEIÇÕES NOS USA...

Por aqui, as coisas começam a esquentar em termos de eleições presidenciais (a temperatura, ainda segue MUITO alta...): Obama X McCain, que vencerá a disputa? Obama quer ser o primeiro presidente americano negro, McCain quer ser o primeiro presidente americano "mais velho"... hehehe!

Fora as brincadeiras, estive acompanhando trechos dos discursos de ambos, que estavam em Ohio falando sobre suas plataformas de trabalho... Muitas redes de televisão acompanhando ao vivo, interrompendo os tradicionais telejornais matinais, o que denota a importância do evento. Obama falando muito sobre a educação, especialmente sobre a educação pré-escolar; McCain apresentando (ainda!) sua vice-candidata "mulher" e realçando seus dotes maternais e a importância do seu marido. Obama denunciando os três mandatos de McCain no senado (desde 1986) sem UMA proposta na área da Educação (nada, nada!); McCain cumprimentando a todos e dizendo que pretende apresentar Sarah Palin à Casa Branca...


Enquanto isso, na Sala de Justiça... ops, no Canal 12, um programa matinal apresentava o mais novo livro lançado aqui, de autoria de Meghan McCain: "My Dad, John McCain". Vejam a imagem da capa do livro:



A filha, ainda jovem, falava na televisão sobre o grande objetivo ao escrever este livro: "Quero apresentar às novas gerações, às crianças e aos adolescentes, quem é meu pai, porque eles ainda não conhecem. Ele lutou na guerra, ele é um patriota, só ele merece estar na presidência dos Estados Unidos". Grande estratégia de campanha... nem vou analisar a imagem da capa, basta destacar as fotografias e, especialmente, aquela com o "jovem" McCain em seu uniforme militar!

Lembrei do livro lançado por Barack Obama em 1995, intitulado "Sonhos de meu pai" (Dreams from my father), seria possível estabelecer uma ligação? Oh, céus, nãoooooooooooo!!



A pausa da campanha acontecerá, para ambos, na próxima quinta-feira, 11 de setembro, ou 09/11 aqui... os dois estarão unidos, no Ground Zero das Torres Gêmeas, em NYC. Segundo comunicado oficial, os cadidatos declararam:

"Nos corredores de fumo e nas escadas do Capitólio, nos bancos de sangue e nas vigílias - somos unidos como uma única família americana. Na quinta-feira, poremos a política de lado e viremos juntos para renovar essa unidade, honrar a memória de cada americano que morreu, e prestar solidariedade às famílias"
(Fonte: http://sic.aeiou.pt/online/admin/print?guid=%7B18EDC26C-C53C-42E2-9CEA-B514F3DBB342%7D)

ESTE POST VAI EM HOMENAGEM À ROSA, QUE TEM ACOMPANHANDO OS DETALHES "QUENTES" DA CAMPANHA PRESIDENCIAL...

08/09/2008

IMAGENS...

Aqui, de vez em quando chove... hoje, por exemplo, o dia ficou cinza e achei que seria o primeiro dia sem sol (dos 42 que estou aqui). Mas, me enganei... e o sol saiu pra valer exatamente na hora em que eu tive que ir pra faculdade!!
As chuvas são raras, mas quando aparecem são extremas: alagam em minutos! Dia 28 de agosto aconteceu um super temporal, muitas árvores foram destruídas, ruas interditadas, sirenes de polícia e de ambulância por todos os lados e quase toda a cidade sem energia!
Abaixo, a primeira foto mostra a parte da frente da universidade, junto ao Gammage Auditoruim, em um dia "normal"... As outras duas foram registradas no dia 29 de agosto, um dia após o temporal (que destruiu a cobertura do estádio, recém construída pela universidade, e que deve onerar os cofres da ASU em muitos mil dólares)...




PS.: Imaginem se o Ike, o Gustav ou a Hannah passasem por aqui...

07/09/2008

BICYCLE






















I WANT TO RIDE MY BICYCLE, I WANT TO RIDE MY BIKE...

Quem não se lembra desta música do Queen? Muito jóia e tenho pensado muito nela ultimamente, seja quando estou "pilotando" a minha pekas ruas de Tempe ou quando vejo este número espantoso de bicicletas e bicicletários na universidade...


Vejam as imagens, capturadas durante um "tour" pela universidade (o segundo, que deu certo!)... vale tudo pra estacionar a bike!

06/09/2008

Cabeça latejando...

... re-pensando, re-vendo, lendo, estudando, "fazendo crec":
"... small answers ro small questions sometimes lead to great solutions" (BOOTH, COLOMB and WILLIAMS, The craft of research, 2003, p. 67).

CIS

Esta tarde de sexta-feira, o pessoal responsável pela união dos estudantes internacionais de pós-graduação - a Coalition of International Students (CIS) da Arizona State University - organizou uma reunião de boas-vindas, que teve como objetivo aproximar e confraternizar os estudantes 'cidadãos do mundo' que se encontram, neste momento, na ASU. Como eu faço parte desta "comunidade", passei pra conferir: uma centena de estudantes esteve presente! Pessoas de diversas nacionalidades (com destaque acentuado para chineses, indianos e africanos) trocando algumas idéias e muita "quebra de estereótipo".

Aqui, simplesmente ninguém consegue adivinhar de onde venho... as primeiras opções, quase como regra: Europa? Leste da Europa? Rússia? Austrália? Ásia? Romênia? Canadá? Alasca? "Latina você não pode ser!" e o queixo desaba do décimo andar quando digo que sou do Brasil... "Brazil? I can´t believe it" Aí vem a clássica pergunta que não quer calar: "Do you speak Portuguese or Spanish?". Pior é quando me perguntam de que parte do Brasil e eu falo que é lá de baixo, da parte Sul... a maioria não consegue imaginar, vem à mente Rio de Janeiro e São Paulo; outros nem sabem que o Brasil tem "uma parte de baixo".

Na imagem, uma das inúmeras atividades de hoje... um grupo de meninas americanas, mas filhas de árabes, perguntavam se gostaríamos de ver nosso nome escrito na sua língua materna... e aí vai o meu, já devidamente guardado no meu notebook!

05/09/2008

SÓ PRAS GURIAS...

Vocês não acreditam no que está renascendo das cinzas aqui no USA... pois é, não estou morando em Phoenix, mas bem que poderia ser esta a história!!
NEW KIDS ON THE BLOCK!
Gurias, uma cooooooooooooooooooooooooisa, ontem vi um programa de TV (enquanto estava na acadi, óbvio, pq ainda não tenho a minha própria!), do canal 12 aqui, apresentando "os guris" ao vivo, em uma "super performance": em plena NYC, num baita palco, cantando e dançando... adivinhem? Yes... STEP BY STEP!!
Nossa, depois de todos estes anos, segue sendo a única música de trabalho! E vocês tinham que ver, os caras dançando com terno, camisa de botão, bem "tiozão", cansando a cada step by step, quase com a língua de fora!! Tinha um que estava super concentrado pra não errar os passos, dava até dó...
Tem coisas que é bem importante resgatar das cinzas, mas tem outras que é melhor deixar lá, pra ver se o vento leva ou se entram sozinhas pra baixo da terra!!

03/09/2008

CURIOSIDADES

VOCÊS SABIAM QUE...

  • Aqui, no primeiro dia em que subi na balançam e assustei! TRÊS DÍGITOS? Eu mal aportei em terras estrangeiras e já comecei a engordar "por tabela"? Mas foi só um susto mesmo: 130 libras equivalem a... segredo!! As balanças de ponteiros chegam até a 380 libras!
  • A ASU, só no campus Tempe, possui 04 enormes bibliotecas e hoje, para retirar apenas um livro, eu tive que percorrer 3 delas, em pleno sol de 40 graus... tudo para aprender a entender direito o que aquelas letras e números no site da biblioteca querem dizer! Mas também, depois que consegui o livro, sabem qual a data da devolução? Pasmem: 31 de janeiro de 2009...
  • Definitivamente, tenho cara de "balcão de informação". Perdi a conta de quantas vezes já me pararam na universidade, nos arredores, nas ruas, para me solicitar alguma informação da cidade... prédios da ASU, ruas da cidade, numeração das ruas... uau! E olha que me saí bem... acho que já estou com cara de moradora da cidade!
  • As principais sinaleiras da cidade possuem sinais sonoros, emitidos durante a passagem de pedestres; todos os banheiros da universidade possuem portas automáticas para acesso de cadeirantes; todas as salas de aulas possuem duas pessoas especializadas na linguagem de sinais. Algumas portas possuem abertura manual, porém o fechamento é atuomático... me peguei algumas vezes puxando a porta com força, na tentativa de fechar (micos, micos!)...
  • Todas as salas de aula estão "equipadas" com a bandeira dos Estados Unidos da América, a famosa "stars and stripes". É possível também ver muitas casas ostentando o símbolo nacional!
  • Aqui, só se usa a denominação "lixo" para aquilo que não presta pra nada mesmo. Os outros tipos não são lixos: são "recicláveis" e "orgânicos". Ah, e tem uma coisa que eu gostei demais, demais: o tal do "garbage disposal", uma espécie de triturador que se localiza dentro da pia e que serve para renunir restos de comidas, farelos, casca de ovo ou das frutas e em seguida, ao toque de um botão, ele tritura tudo e envia junto com o restante da água suja... não é o máximo?
  • A última coisa, pra não incomodar demais com as minhas "surpresas agradáveis": adorei a idéia de poupar papel e evitar aqueles incômodos envelopes bancários! Aqui, colocamos o dinheiro diretamente no caixa eletrônico, "ele" conta as cédula e PIM, o dinheiro vai pra conta na hora! Mas ainda não acabou: vocês acreditam que o caixa eletrônico faz igualmente a leitura do cheque (sem envelope, sem nada) e depois imprime uma cópia como recibo... DEMAIS!

01/09/2008

HAVAIANAS ARREBENTADAS... e o jeitinho brasileiro para contornar a situação!


Sexta-feira, 30 de agosto de 2008, 13h... estou inscrita em uma "tour" pelo campus da universidade, tarefa exigida por uma das disciplinas, com a finalidade de fotografar partes do campus Tempe da ASU e descobrir novas "facetas" da "New American University". Esse é a primeira fotografia, ao fundo vocês podem perceber a enorme "A" incrustrado na Big Mountain... ele está branco, mas neste mesmo dia será pintado de amarelo Gold, simbolizando o início de um novo semestre!

Tarde de muito calor, eu e minhas Havaianas estamos preparadas para o tour!

Tudo começa com uma hora de chatice, o "pregador" fica uma hora falando sobre as maravilhas da universidade (em uma sala, com ar condicionado!) para os pais e os futuros alunos da ASU (em torno de 35 pessoas). "Aqui tudo gira em torno de três palavras: ACESSO, INCLUSÃO e EXCELÊNCIA" - são estas as palavras do pregador... "Uau, vou comprar!!" Hehehe... eu, aguardando, cansada, não vejo a hora do "tour" começar.

Às 14h30, somos divididos em pequenos grupos, faço parte do primeiro, juntamente com dois pais e três possíveis futuros estudantes. Eu, minhas Havaianas e minha máquina fotográfica, iniciamos o passeio. A guia é uma jovem americana, que anda de costas com uma impressionante habilidade e fala em quantidades e mais rápido do que o "Homem da Cobra"... ela tem um roteiro a cumprir e nem uma parada é aceita: enquanto tento parar por alguns segundos para conseguir alguma imagem legal, o grupo já está 20 passos à frente... preparo a foto, corro pra acompanhar o grupo. Começo a pensar que esta história de inclusão já está meio falha... (muitas risadas!)


Aproveito para filmar um pouco a caminhada, a postura da guia é muito engraçada, ela parece falar para as árvores e após 45 segundos de caminhada já se diz "doida para entrar num prédio refrescante". Acompanhamos a moça, que nos leva a uma típica sala de aula americana... a dica dela e muito preciosa: "Sentem nas primeiras filas, próximo ao professor, vocês renderão muito mais e o professor notará a presença de vocês... quem senta atrás demonstra que não quer aprender" - UAU, que aula! Pobre "turma do fundão"!!

O prédio fotografado abaixo é um dos mais modernos da universidade e fica exatamente em frente ao prédio mais antigo (foto seguinte), datado de 1885, ano de fundação da ASU.


O caminho segue, passamos pela ponte da universidade, que cruza um avenida bem movimentada (College Avenue) e nos encaminha para o lado oeste do campus (parte nova pra mim!), onde está localizado o Estádio de Football, casa do Sun Devil e - pasmem! - estádio onde foi gravado o filme "Jerry Maguire"... informações preciosas, não posso perder!


E é em meio a essas novidades que o acidente acontece: minha Havaianas do pé esquerdo arrebenta, solta as tiras e eu me vejo sem poder caminhar... longe de casa, sem grana, sem celular pra ligar por 911, tento pensar rápido - mas a guia já se mandou, junto com toda a trupe! tento pedir ajuda aos estudantes que trabalham no balcão de informações mais próximo: peço por uma cola, durex, qualquer coisa. Eles dizem que a única coisa que têm é um grampeador. OK, vou tentar... depois de umas 20 perfuradas, desisto... passo pra outra sala, buscando ainda mais ajuda... outro grupo de funcionários diz não saber como me ajudar, peço por cola, durex, etc... me conseguem uma cola de papel, aquelas "Cascolar", tá ligado? Tento, fazer o quê? Foram mais simpáticos do que os anteriores... a moça tenta: "vai ali na lojinha, eles tem chinelos da universidade bem baratinhos" e eu: "No money!" Tento rir, lembro da mãe me incomodando: "Leva sempre um dinheirinho contigo, se precisar pro táxi" Tudo o que eu queria agora era um táxi... sento numa das poltronas pra pensar e meu "grupo de tour" passa pelo caminho novamente. Chamo pela guia: "Hey, tô aqui"... ela não me escuta! Quase me atropela e segue falando, falando, falando...

Decido caminhar (um pé descalço, outro na Havaianas que ainda resta!) até a lojinha... peço ajuda pro vendedor, digo que preciso tentar consertar o chinelo e ele começa a olhar na loja que coisas podem ajudar. Explico que não tenho dinheiro, queria saber se ele tem algo, "uma cola, uma fita durex..." pra me ajudar. Ele logo muda de postura: "Não posso ajudar". OK, não é nada sobre acesso e inclusão... hehehe!


Nesta hora, consigo juntar os neurônios: o espírito McGiver toma conta do meu ser! Sim, minha borrachinha de cabelo serve pra quê? Pra resolver todos os problemas... bom, quase todos. Me preparo para a longa viagem até minha casinha (que normalmente duraria uns 15 minutos, tem o seu tempo drobrado): em 30 minutos chego sã e salva, cansada, suada e pensando com minhas Havaianas: "Onde mesmo ficou a tal de Excelência?" Talvez na sombra, esta mesma que sobrou pra mim...