04/11/2008

DISCURSO OBAMA

Uma hora após a previsão, OBAMA subiu ao palco no Grant Park, em Chicago, onde mais de 7000 pessoas o aguardavam. Sob fortes aplausos, ele entrou no palco com a mulher e duas filhas, sorrindo muito e cumprimentando a todos.
Em seguida, sozinho, iniciou seu discurso com voz firme, ainda que emocionada, dizendo que nesta noite histórica a "América mostrou que tudo é possível (...) Esta noite é a resposta de vocês". Falando o tempo inteiro no plural, Obama reforçou a idéia de que a América envia, com esta eleição, uma mensagem ao mundo: mensagem de esperança para dias melhores... enfim, a mudança chegou na América!
O discurso foi transmitido ao vivo pela CNN e mixava imagens de Obama e da platéia, emocionada, seja em faces anônimas, seja no close do rosto da famosa Oprah.
Obama contou que McCain ligou pra ele no início da noite e que, de alguma maneira, eles irão trabalhar juntos. Aproveitou para agradecer a McCain, reconhecendo seu esforço nesta campanha. Em seguida, agradeceu a Joe Biden, o novo vice-presidente, à sua mulher e suas filhas e a todos os responsáveis pela campanha. Ao final, agradeceu a todos, "a vocês, a vitória é de vocês".
Destacou o quanto a juventude mostrou a todos o outro lado da "apatia", preconceito com que tanto é atacada; agradeceu às milhares de pessoas que aguardaram até 4 horas em filas para fazer desta uma eleição inédita.
Sem deixar de tocar em assuntos importantes, como a crise financeira, a saúde, a educação e a guerra, Obama declarou que "nós, como pessoas, vamos chegar lá! (...) Não em um ano, talvez não em um mandato (...) mas vamos refazer esta nação".
Ao final, enquanto Obama se dirigia ao fundo do palco, eis que surge Biden e a platéia vai ao delírio. Em seguida, as mulheres de ambos, seguidas das crianças, dos irmãos, da já famosa senhora de 90 anos e mãe de Joe Biden... e o palco se enche de gente... Mais uns 10 minutos até todos saírem... e fica o gostinho de "quero-mais".
EMOCIONANTE!
HISTÓRICO!
E parte do meu doutorado-sanduíche... isso vai ter que constar no currículo! :-)

Nenhum comentário: