27/02/2008

Violência à Mulher

Em nossa viagem ao Uruguai, vimos muitas referências à luta contra a violência à mulher: desde cartazes espalhados pela cidade até propagandas-denúncia nos rádios... deduzimos que a violência contra a mulher deve ser muito numerosa no Uruguai (não foi apenas em uma cidade que lemos ou ouvimos sobre isso). A fotografia que aparece aqui foi capturada pelo Cristian na cidade de Colônia do Sacramento, patrimônio cultural pela Unesco, mostra um cartaz fixado nas paredes da rodoviária da cidade:


Ali está escrito o seguinte:

"Encontrá-las é começar a salvá-las. Não à violência contra a mulher."

Em uma rádio de Taquarembó (cidade localizada a 111 km de Rivera), em uma de nossas paradas para alongamento e abastecimento, escutei o seguinte depoimento, que rapidamente anotei:

"A violência à mulher não está relacionada com o comportamento da mulher, mas com um desvio de conduta do homem."


24/02/2008

Recém chegada de viagem...


Acabo de retornar da viagem de férias ao Uruguay... Aos poucos, vou me inteirando dos acontecimentos por aqui, da caixa de correio, das contas a pagar, da vida de quem retorna de uma viagem de férias... O que posso dizer nesse momento é um agradecimento especial àqueles que lembraram de mim durante este período, enviando mensagens e ótimas vibrações!!
A viagem foi muito maravilhosa e tenho mil histórias pra contar! Quem quiser saber mais, a partir de hoje já estará online o meu "Diários de uma viagem", acessível através do endereço www.nossaviagemaouruguay.blogspot.com

Ainda estou iniciando as postagens, mas o blog promete como álbum de fotos e como registro de viagem, desde a quilometragem das nossas andanças até os detalhes mais íntimos por mim registrados!!

Um abraço a todos!

17/02/2008

No Chuí

Hoje, domingo, 17 de fevereiro de 2008, estamos no Chuí.
Depois de um passeio pelos perfumados free-shops, agora estamos saindo do hotel em direção a La Coronilla, praia a 30 km daqui!
Até!

15/02/2008

TRIP!!

E a partir de amanhã... viagem ao Uruguai!
Queremos passear por quase todas as praias da costa uruguaia, entre elas: La Coronilla, Punta del Diablo, Aguas Dulces, Barra de Valizas, Cabo Polonio, La Paloma, Jose Ignacio Punta del Este, além de Montevideo e Colonia de Sacramento.
Vamos nós três: Cris, eu e "La Poderosa"...
Tentarei postar algo aqui, mas não posso garantir nada, pois será uma EASY RIDER!!
ATÉ A VOLTA!!!

13/02/2008

Bike



Um ótimo passeio pelos dias de verão, "pedalando, andando de bicicleta"... plano perfeito para as férias: passeios de bike com a Isadora, que curte demais esses momentos de "ventinho bom"!! E altos papos...

Amendoeira em flor...


Sem mais palavras, para pura apreciação, um quadro belíssimo de Vincent Van Gogh, datado de 1890, "Amendoeira em flor". Para marcar uma época florida...

11/02/2008

Aníver...


Dando seguimento ao mês festivo de fevereiro, aproveito o dia exato para enviar um beijo especial para uma pessoa mais do que especial, meu marido e companheiro de muitas jornadas... agora estamos "quites". FELIZ ANIVERSÁRIO COM CARINHO!

Aníver Maria Clara

Hoje, uma postagem especial para a aniversariante da semana passada: Maria Clara!!
É claro - sem trocadilhos! - que eu tinha que realizar uma viagem especial para visitar essa amiga (e essa família toda) tão querida e tão amada, pra lá de inteligente, que fez 9 anos no dia 04 de fevereiro!!
Parabéns, Maria Clara! Tudo de muito bom na tua vida!!
E me aguarda que eu ainda vou aparecer em Capão pra comer um galeto e umas pizzas na Pizzaria e Galeteria Maquiné!

01/02/2008

Planeta Sustentável...

Já está mais do que na hora de começarmos a tomar pequenas atitudes para efetuarmos uma grande mudança no planeta... muitos cientistas, pesquisadores, ambientalistas e pessoas com interesse em preservar o que ainda nos resta de verde no mundo já vêm chamando atenção há muito tempo para pequenas mudanças de comportamentos no nosso dia-a-dia que fazem diferença para o futuro - que está bem aqui, na nossa frente! Eis a Lu, nossa "verde de plantão", que não se cansa de postar mensagens e mais mensagens (além de tomar atitudes muito bonitas - adorei a saia jeans que se tornou uma "fashion bag"!!) acerca do tema!!
Na revista Cláudia do mês de fevereiro há um texto bem interessante, de autoria da escritora Paula Taitelbaum, intitulado "Não posso mudar para Estocolmo (mas dá para parar de tomar café no copo de plástico)" e que sugerem ótimas dicas... vou reproduzir aqui a parte final - vale a pena ler na íntegra!

"Desejo também que todos nós possamos viajar para Estocolmo. Mas, se for impossível ir para lá, que seja para algum lugar que nos ensine a valorizar a natureza e a história. E que, ao viajar, a gente carregue malas mais leves. Porque, fiquei sabendo há pouco, quando carregamos menos bagagem, poupamos não só a nossa coluna como o meio ambiente. Eu sei que isso é tarefa bem difícil para nós, mulheres, mas, quando o avião está mais leve, ele consome menos combustível e diminui a quantidade de gás carbônico emitida no ar. Aproveitando o embalo turístico, desejo que, para a preservação da nossa saúde mental, não fiquemos tanto tempo em aeroportos.
Quando não estivermos viajando, desejo que a gente não use tantos copinhos plásticos na hora do cafezinho. Que a xícara de louça seja palavra de ordem no escritório. E, se tiver como, que o café usado seja orgânico. Como orgânica pode ser até a roupa que a gente veste agora. Chega de alimentos com excesso de química. Que a gente seja mais natural em 2008. Inclusive nas nossas relações pessoais." (p.119)